domingo, 28 de abril de 2013

SAMBA JAZZ NO 25 DE ABRIL

Noite de Samba Jazz para comemorar o 25 de avril

Nao podia faltar a bandeira

À espera do pessoal com os cravos no peito...

Tentamo cantar Grândola Vila Morena na Plaza Mayor mas... temos que praticar, para o próximo ano camaradas!


quinta-feira, 25 de abril de 2013

MATAR SAUDADES 2013

Participantes do encontro


Diferentes usos da bandeira...

Nossa presidenta a matar saudades!

O tio Angel com a senhora!

Nosso Marco-Ronaldo


Viagens à portuguesa!


FELIZ 25 DE ABRIL!

 

Agora e sempre, o povo é quem mais ordena!


Vamos comemorar o dia da revolução no Café Corrillo, Salamanca, pelas 22:30 horas, não esqueças o teu cravo vermelho no peito.



domingo, 21 de abril de 2013

TEATRO NO CLUBE DE LEITURA... E MUITO MAIS!



Grande êxito na estreia (local) da obra “Falar verdade a mentir” de Almeida Garrett, com uma leitura teatralizada pelos integrantes  do Clube de Leitura de Paula e As Quintas do Barrete, como sempre no Café Don Quijote, ponto de encontro habitual deste grupo de amadores da língua e cultura portuguesa.

Foi interessante comprovar que uma obra representada pela primeira vez em 1845 ainda pode ser considerada de muita atualidade, conforme o percurso da sociedade emque vivimos, onde podemos encontrar a mentira e mentirosos em quase todos os sectores (politico,económico, financeiro...). O tempo passa depressa mas as pessoas somos  as mesmas, não há dúvida. Recomendamos aleitura, breve, apenas uma hora, muito indicada nestes tempos que não há tempo para quase nada. A interpretação foi excepcional, se calhar no futuro teremos mais surpresas.

Aproveitamos, mais uma vez, para fazer uma degustação de produtos portugueses, aparte dos clásicos Licor da Merda e Licor de Berião de Marco, nesta ocasião tivemos a oportunidade de saborear o queijo com doce de ananás (muito obrigado Paulinha pelos petiscos dos Açores) e uns sabrosos figos do Tio Manoel (qualquer dia temos que lhe fazer uma visita , lembram-se da famosa jeropiga do Magusto? ).

Este mês de avril temos muitas e variadas atividades, faremos um rápido resumo para os que ainda estiverem interessados:

22-23 de avril – Encontro Matar Saudades (à portuguesa) em Cidade Rodrigo (contato: Jose Antonio consejero@espacio-e.com

23 de avril – Dia mundial do livro (aproveitar para comprar um livro em português, recomendamos os Contos de Eça de Queirós, vai ser o autor em estudo na próxima reunião do Clube de Leitura em maio

24 de avril – Palestra: “Fado: teoria de prática”, apresentado por Emanuel de Carvalho e Elsa Martins às 19h 15 na Sala de Leitura da EOI Salamanca

24 e 25 de avril – Apresentação do livro “O Homem da Gaita” BARCA DO INFERNO, ÀS 19:00 no dia 24 de avril na EOI Cidade Rodrigo e no dia 25 de avril na Sala 19 da EOI Salamanca

25 de avril – 29º Aniversário da Revolução dos Cravos, vamos “petiscar” pelas 21:00 no Patio Chico e às 22:30 no Café Corrillo actuação do grupo samba jazz ZIRIGUIDUM. Assistir com um cravo vermelho no peito para ir cantar a “Grândola Vila Morena” às 24:00 na Plaza Mayor.

27-28 de avril – Viagem a Portugal (Serra da Estrela, Covilhá, Fundão), ver indicações no blogue ou contactar com Javier González valeu@outlook.com

E ainda mais, foi decidido ampliar o prazo de presentação de trabalhos para o I Concurso de Microrrelatos  até o 31 de maio. Ver bases de participação no apartado do blogue.

Há ou não há interesse pelo português em Salamanca?

Obrigado a tod@s!!!



domingo, 7 de abril de 2013

Feira Medieval de Castelo Mendo





Feira Medieval anima Aldeia Histórica de Castelo Mendo 
 
Nos dias 13 e 14 de abril, a Aldeia Histórica de Castelo Mendo, no concelho de Almeida, recebe mais uma edição da Feira Medieval.

O evento, organizado pela Câmara Municipal de Almeida/CEAMA com o apoio da Junta de Freguesia de Castelo Mendo e do Agrupamento de Escolas de Almeida, vai realizar mais uma recriação Histórica Medieval, com o objetivo de animar aquela localidade. Castelo Mendo vai ser palco de um conto do séx. XIII, onde cavaleiros, bobos, jograis, monges, damas, nobres, bruxas e mendigos, que em desvairadas tropelias, animados jogos e correrias, vão colorir a pacata urbe muralhada. As ruas vão encher-se de gentes da terra, de regateiros, regateiras, taberneiros e almocreves, vendilhões e charlatães, e colocar ao dispor do forasteiro um incontável número de produtos (medievais), que de certo vão seduzir, encantar e fazer (re)viver uma época de outros tempos e os outros modos.
Podem recadar mais informação na web oficial da Câmara Municipal de Almeida, como por exemplo o cartaz da Feira com o programa e até a ementa do Festim com o que regalar-se, mas deve ser marcado com antecedência. As gratidões para Marta González, colega de aulas, fornecedora da notícia:

Enviado pelo nosso colaborador Marco Antonio

sexta-feira, 5 de abril de 2013

AJUDA PARA MICRORRELATOS





Aquí temos alguns links que podem ser de ajuda para participar no concurso. Ânimo, todos temos um micro-artista no nosso interior...

O mais famoso miniconto:

"Quando acordou o dinossauro ainda estava lá"
Augusto Monterroso


MICRO-LEITURAS

REVISTA VEREDAS

PORTAL DOS MICROCONTOS 

NAOMEFAZPENSAR