terça-feira, 8 de julho de 2014

Férias de Jesús - Lisboa e Sintra


O barrete conquista a Torre de Belém

Confeso que não estava preparado para esta viagem. Já conhecí Lisboa, há uns 15 anos atrás, sabia o que me esperava, a Praça de Comércio, o elevador de Santa Justa, o irrepetível percurso do eléctrico 28, as vistas do tejo e da cidade desde o Castelo de São Jorge... são imagens que ficam na memória e voltamos a reviver.  Por não falar dos Jerónimos, a torre de Belém e a única e irrepetível experiência dos pastéis de Belém (únicos em Portugal e no mundo, tão quentinhos...).
Conversas com Pessoa
Mas a minha grande surpresa foi Sintra. Não conhecia e sempre ouvi dizer que Sintra era muito linda, e com certeza não defrauda, merece todos os elógios possíveis... e mais.  Porque há tanta coisa por ver, tanta beleza em poucos kilómetros, tantos percursos, que qualquer visita fica curta para aprofundar nos mistérios, lendas e história que envolve este espaço.
 
Palácio Nacional da Pena
Para uma visita breve, como a que eu fiz, recomendo não perder a oportunidade de visitar o Palácio da Pena, o qual deve ser “conquistado” a pé, desfrutando dos caminhos e natureza que o envolve. Desde o Palácio a vista é impresionante. 
Castelo
Mas ainda mais espectacular é o Castelo dos Mouros. Há lugares que, uma vez finalizada a visita, convidam a percorrer novamente, como se fosse necessária uma segunda leitura, um olhar de novo para não perder pormenores. Éste é um desses privilegiados espaços. E, para finalizar recomendo a vista à Quinta da Regaleira, definida como “uma das mais eloquentes Mansões Filosofais de Sintra”. Apenas 4 hectares de luxuriantes jardins, lagos, grutas e construções misteriosas e enigmáticas que ocultam significados alquímicos.

A mágia da Quinta da Regaleira
  E ainda há mais casas, mosteiros, palácios e jardins não menos importantes. A Paisagem Cultural de Sintra é Património Mundial atribuído pela UNESCO e nós temos a oportunidade de conhecer e ter uma experiência única na visita.


quarta-feira, 2 de julho de 2014

Academia Latina distingue Carlos do Carmo com Grammy pela sua obra



Carlos do Carmo, um dos nomes históricos do fado, vai receber em Novembro um Grammy pela sua obra. A decisão foi tomada por unanimidade pelo Conselho Directivo da Academia Latina (Latin Academy of Recording Arts and Sciences) e foi comunicada directamente ao cantor na tarde de segunda-feira, 30 de Junho, e anunciada nesta terça-feira oficialmente à imprensa. É a primeira vez que um português recebe tal distinção.

Ver mais:
http://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/academia-latina-distingue-carlos-do-carmo-com-grammy-pela-sua-obra-1661175